ECOMOTION PRO 2011

12-04-2011 21:43
Atletas de 10 países vão redescobrir o Brasil no Ecomotion Pro 2011

por Media Guide


Domingo, 10 de abril de 2011
00h17
Saem as caravelas, entram bicicletas, caiaques e equipamentos modernos. O Ecomotion/Pro 2011 Extremo Sul Bahia levará 36 equipes (31 nacionais e cinco estrangeiras) com atletas de dez diferentes países (Argentina, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, República Tcheca, Uruguai e Brasil) a redescobrir o Brasil. A mais importante prova de corrida de aventura do mundo terá como base a cidade de Porto Seguro/BA e percorrerá 624km passando por lugares avistados e ocupados pelos portugueses há 511 anos. O Ecomotion/Pro faz parte do Circuito Mundial de Corridas de Aventura (ARWS) e será a maior prova da modalidade já realizada no país. A largada acontecerá na região de Prado e chegada em Porto Seguro, passando também pelos municípios de Guaratinga, Itabela, Eunápolis e Itamaraju.

"Vai ser um cenário deslumbrante, que já é marca do Ecomotion, levando as equipes a experiências únicas", diz o organizador da prova, Said Aiach Neto. "Vamos interagir com as populações indígenas da região e proporcionar aos atletas sensações como as dos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil nas caravelas da esquadra de Pedro Álvares Cabral", garante o organizador.

O principal nome internacional será o espanhol Arnau Juliá, campeão mundial em 2010 com a equipe Buff Coolmax. Ele integra o quarteto Adventure Camp.

"Acho que vou adorar o lugar. Espero muito calor, muita areia e muita canoagem. mas gosto demais de tudo isso!", afirma Arnau, que venceu o Ecomotion das Serras Gaúchas, em 2005, e participou ainda dos de Paraty (2006) e do Campeonato Mundial em Jericoacoara (2008). "Sempre é muito bom correr o Ecomotion, tenho ótimas lembranças. A principal delas foi ter conhecido minha mulher", diz o espanhol, casado com a ex-Oskalunga e ex-Atenah Fernanda Maciel, que estará na equipe de apoio.

Campeõe em 2004 (Costa do Dendê/BA) e em 2009 (Serra do Espinhaço/MG), a equipe brasileira QuasarLontra quer ser a primeira tricampeã da história das oito edições da competição. Além do capitão Rafael Campos e de Erasmo "Xiquito" Cardoso, o quarteto paulista terá reforços de peso em sua formação. No lugar de Rodrigo Martins (que corre também na Adventure Camp) e Tessa Roorda, vencedores em 2009, entram os americanos Paul Romero e Karen Lundgreen, da equipe Team Sole, campeã do Ecomotion em 2006 (Paraty/RJ).

"Vamos para a prova com toda a vontade de manter o 'caneco' em casa. Se alguma equipe quiser tirar de nós, vai ter que se esforçar pois vamos dar o nosso melhor. Ter sido bicampeão do Ecomotion foi sensacional para a QuasarLontra. Agora se conseguirmos o tri, poderemos dormir tranquilos por um bom tempo", afirma, com bom humor, o capitão da equipe, Rafael Campos.

Participam da prova quatro equipes da Bahia. A Gantuá Millenmium Tia Sônia, líder do ranking nordestino, acredita que fato de estarem em casa dará um certo conforto, embora o quarteto garanta que isso não vai facilitar as coisas:

"É bom estar em casa porque teremos os amigos torcendo e ajuda também nossa logística. Mas na hora que der a largada é igual pra todo mundo. A única coisa de que tenho certeza é que será uma prova", afirma a gaúcha radicada na Bahia Diana Gomes. "O povo baiano é muito acolhedor. Sei que vamos encontrar água em alguma casa no meio do nada e até um teto se precisarmos dormir. Mas não acho que o fato de correr em casa faz com que as equipes baianas levem vantagem porque na corrida de aventura nunca sabemos o percurso", afirma Diana, que conheceu o namorado e companheiro de equipe Allan Pedreira em uma prova de aventura. Eles comemoram três anos de relacionamento durante o Ecomotion.

A largada será bem cedo no dia de 11 abril, na modalidade canoagem, na região de Prado. Como em todo os anos, as equipes só conhecem o mapa do percurso poucas horas antes da largada.

"Não revelamos detalhes do percurso por onde a prova vai passar. Queremos provocar a mesma sensação de descoberta e dar condições iguais a todas as equipes", afirma Said Aiach Neto.

"Este ano os atletas terão a satisfação de redescobrir o Bra sil, através de uma prova bem técnica em todas as modalidades, inclusive o montanhismo", afirma o diretor técnico do Ecomotion/Pro, Tiago Valois. "As equipes se surpreenderão com as mesmas paisagens do que nossos antepassados e um pouco mais! É uma região pouco explorada, com uma beleza incrível e grandes desafios: montanhas, praias, rios, florestas, matas ciliares...", completa.
Modalidades e distâncias:

Mountain biking: 354km (56,7%) distribuídos em 7 pernas. A maior com 107 km de distância. Os atletas experimentarão de tudo, desde trechos com areia, barro, asfalto, até mesmo alguns single-tracks gostosos de pedalar. Apesar da distância, o relevo é perfeito para um bom desenvolvimento em cima da bike. As equipes que tiverem um bom desempenho nesta modalidade, terão grande chance de se manter na frente.

Trekking: 170 km (27,2%) em 7 pernas de muita corrida em estradas vicinais, costeiras em áreas litorâneas, com falésias e praias exuberantes, o que exigirá uma boa dose de controle das marés, além é claro das trilhas em meio as Florestas de Mata Atlântica preservadas e Matas de Cacau. Alguns trechos foram apelidados de "Jungle Ecomotion". Os atletas devem se preparar para um longo trekking, com cerca de 80km!

Canoagem: 90km (14,4%) em 4 trechos de canoagem, sendo que o maior deles terá 54km. Os atletas terão a oportunidade de remar no Oceano Atlântico, bem como em alguns rios da região. Em alguns momentos será necessário portagens. Em todos os trechos de canoagem serão utilizados caiaques Solar Duo da Hidro 2, fabricados especialmente para o Ecomotion Pro 2011. Estes caiaques são melhores em termos de hidro-dinâmica, possibilitando um maior desempenho.

Cavalgada: 8km de cavalgada! Atividade muito realizada na Bahia, os atletas viverão verdadeiros momentos de cavaleiros e, ainda, terão a oportunidade de relaxar um pouquinho na prova. Alguns minutinhos!

Montanhismo: será literalmente o ponto alto da prova, com uma enorme montanha de granito, com cerca de 500 metros de desnível, os quatro integrantes da equipe deverão subir utilizando técnicas de ascensão, alcançar o cume, bater o PC e o mais bem preparado e que estiver "inteiro", continuará na seção de técnicas verticais e terá que descer por outra face passando por alguns trechos de rapel positivo, negativo, fracionados e, possivelmente, alguns corrimões horizontais. Os outros três integrantes descerão de rapel pela mesma face de subida, por vias consideradas mais amenas. Vale ressaltar ainda, que nestes pontos do montanhismo, as equipes terão 3 horas para queimar com paradas obrigatórias, antes, durante ou depois.

Curiosidades:
MAIOR VENCEDOR: Rafael Campos, capitão da QuasarLontra/SOLE, é o único brasileiro bicampeão do Ecomotion/Pro. A QuasarLontra venceu em 2004 e 2009. A espanhola Buff Coolmax venceu em 2005 e 2007.

TODOS ECOMOTIONS: Frederico "Lico" Gall, da equipe Oskalunga Medley, é o único atleta brasileiro a ter participado de todas as edições do Ecomotion/Pro. A Oskalunga foi top 10 em todas.

MAIS VELHOS: Luis Antônio Barbosa, 51 anos, cirurgião dentista, Team Summit Territorio Mt Shop; e João Queiroz, 52 anos, empresário, equipe Direction. Rosângela Hoopner, da Selva Kailash, com 49 anos, é a mais velha entre as mulheres.

CACHORRO NO APOIO: A Team Summit Territorio Mt Shop levará o cachorro Simba para a equipe de apoio para "garantir a recepção calorosa da equipe".

MASCOTES: Já a Go For It e a Selva Kailash terão "amuletos vivos" durante o Ecomotion. Eles chamam os baixinhos Carla (Go For it) e Marcelinho (Selva) de mascotes.

MANDINGAS: Os baianos da Gantuá Millenium Tia Sônia vai marcar os equipamentos de cada atleta com fitinhas da sorte do Senhor do Bomfim, lembrança que será dada a todos os participantes das outras equipes. Além disso, o atleta Hélcio, gaúcho integrado à equipe, já foi logo apresentando suas manias: usa a mesma cueca desde o Ecomotion 2007.

COMIDINHAS: A Gantuá Millenium Tia Sônia vai servir sushi durante a prova, para saciar o desejo de Hélio. Já a Olhando Aventura terá sempre brigadeiros a postos nas transições. A XINGU LioFoods vai ter um cardápio de dar água na boca: macarrão com azeitonas pretas e rúcula, picadinho de carne com feijão tropeiro, risotos diversos, arroz doce com canela e até sorvete de flocos e mousse de maracujá.

METICULOSO: Que os atletas são organizados com seus equipamentos ninguém duvida. Mas André Medeiros, da Unimed-Rio Terra de Gigantes virou motivo de piada em sua equipe: deixa todas as roupas dobradas e passadas para a largada.

TOQUE FEMININO: Mesmo antes das famosas meias de compressão, Elaine, da Olhando Aventura, já era famosa por suas longas meias multi-coloridas. Levará um estque novo para a prova esse ano!

AJUDA DOS AMIGOS: A Aventureiros do Agreste vendeu camisas com a frase "Eu também patrocinei essa aventura" para complementar os apoios recebidos para participação na prova.

EM ALTO MAR: Rádio Operadora Offshore, Carlas Fortes, da Go For It, fez suas últimas semanas de treino embarcada!

RELAÇÕES PÚBLICAS: Acostumados ao assédio das populações por onde o Ecomotion passa, a Equipe Água Mineral Viva/Absoluta vai ter no apoio Fernando Miguez, que ficará encarregado em atender os pedidos de autógrafos!


Site: www.ecomotion.com.br
Facebook: www.facebook.com/ecomotionbrasil
Twitter: www.twitter.com/ecomotion_pro